Criando um pen drive de instalação do Windows no Linux

Algumas vezes me deparo com computadores que precisam ter o sistema operacional reinstalado, mas a unidade de CD/DVD não funciona. Neste caso, podemos substituir a unidade leitora de CD/DVD, utilizar uma unidade externa ou utilizar um pen drive com o software de instalação do sistema operacional. Quando o sistema operacional é Windows, pode-se utilizar aqueles tutoriais disponíveis na Internet e que, invariavelmente utilizam aplicativos específicos para este trabalh, mas que só funcionam no Windows. Aí isto acaba sendo um problema para as pessoas que, como eu, só tem Linux na sua estação de trabalho.

Os passos seguintes ilustram a criação de um pen drive inicializável com o conteúdo do instalador do Windows utilizando ferramentas do Linux.

ATENÇÃO: como o procedimento a seguir envolve alteração de partições, preste muita atenção no que está fazendo e, principalmente, entenda ANTES de fazê-lo, porque um comando errado pode DESTRUIR todos os dados do seu computador. A responsabilidade pela execução dos comandos apresentados neste artigo é totalmente sua. Este não é o tipo de artigo/tutorial que deva ser executado sem o devido conhecimento de suas consequências.

Identifique o Pen drive

Conecte o pen drive ao computador e assegure-se de identificá-lo corretamente (exemplo: /dev/sdb)

Depois de identificado, desmonte o volume do pen drive:

sudo umount /dev/sdX

Atenção: os passos seguintes podem destruir todos os dados do seu computador se você não utilizar o dispositivo correto identificado pelo sistema operacional para o pen drive. É sua responsabilidade entender o que está fazendo e fazê-lo corretamente. Nos exemplos a seguir, será utilizado o nome genérico sdX para identificar o dispositivo identificado pelo sistema operacional. Cabe a você substituir sdX pelo dispositivo identificado pelo seu sistema operacional Linux para o pen drive.

Particionando o Pen Drive

Acesse o USB através do parted:

sudo parted /dev/sdX

Assegure-se de que você está usando o parted no dispositivo USB correto, caso contrário você poderá destruir os dados do seu computador. Você não será mais avisado sobre este risco, porque os próximos comandos já são suficientes para destruir TODOS os dados do seu computador.

Os seguintes comandos irão criar a partição no pen drive:

(parted) mklabel msdos
(parted) mkpart primary ntfs 1 -1
(parted) set 1 boot on
(parted) quit

Formate a partição com NTFS (instale o pacote ntfs-3g se seu sistema não o tiver disponível):

sudo mkfs.ntfs -f /dev/sdX1

Instale o utilitário ms-sys

O utilitário ms-sys será necessário para gravar o MBR do dispositivo. Muitas distribuições não disponibilizam esta ferramenta em seus repositórios, mas sua instalação é bem simples. Baixe-o de http://ms-sys.sourceforge.net/#Download. Depois é só descompactar, compilar e instalar:

tar xzvf ms-sys-2.5.3.tar.gz
cd ms-sys-2.5.3
make
sudo make install

Grave o MBR do Pen Drive

Para gravar o MBR no pen drive:

sudo ms-sys -7 /dev/sdX

Onde -7 indica que desejamos gravar o MBR no formato do Windows 7. Basicamente, o MBR contém um código (programa) básico que possibilita a inicialização do sistema operacional cotido no disco (pen drive, em nosso caso).

Cópia dos Arquivos

Monte o pen drive no sistema:

sudo mkdir -p /mnt/usb
sudo mount /dev/sdX1 /mnt/usb

Monte a imagem ISO do Windows:

sudo mkdir -p /mnt/iso
sudo mount -o loop /tmp/en_windows_7_professional.iso /mnt/iso

Copie o conteúdo da imagem ISO para o pen drive:

sudo cp -av /mnt/iso/* /mnt/usb/

Depois de terminada a cópia, desmonte o pen drive e a imagem ISO do Windows:

sudo umount /mnt/iso
sudo umount /mnt/usb

Observe que o processo de desmontagem da imagem ISO deverá ocorrer de forma quase que instantânea, já a do pen drive pode demorar alguns minutos, dependendo da velocidade da interface USB e do pen drive. Isto acontece porque o sistema operacional usa buffers de gravação que armazenam os dados em RAM antes de serem gravados definitivamente no dispositivo e, quando o dispositivo é desmontado, todos os dados devem ser efetivamente gravados no dispositivo. Então, não desconecte o pen drive do computador até que o comando umount tenha terminado.

Agora é só testar: conecte o pen drive no computador onde o Windows deve ser instalado e ligue o computador. Será necessário selecionar a opção de inicialização do BIOS do computador: em alguns computadores deve-se pressionar a tecla F2, F8 ou F12 assim que o computador for ligado. Consulte o manual da placa mãe do computador para verificar como a opção de escolha de dispositivo de boot pode ser ativada.