Created: 2016-01-01 12:12 Updated: 2016-01-01 12:12

Mais um ano que se inicia. Mais uma esperança que se renova.

Esperemos que este ano seja marcado pela organização do nosso país, que os corruptos sejam punidos, que todo o dinheiro roubado seja devolvido.

Como notícia boa (eu acho), estou tentando rever esta porcaria de site. Montei um novo modelo, não porque o antigo não funcionava, não é isso. É que possuo muita documentação sobre o que faço e estudo, mas sinto falta de uma forma de organizar isso tudo, mantendo o os assuntos juntos.

Desta vez, estou pensando em ter pequenos sites, um para o blog (este), outro para os documentos sobre Linux, outro para Python, Segurança etc. Com isso, se um dia eu voltar a lecionar, terei um bom material agrupado por assunto.

Para tanto, migrei os antigos artigos e postagens para este novo modelo. Confesso que este modelo é menos poderoso que o anterior, não usa banco de dados e nem é dinâmico (pois é, o site é todo estático, mas como o volume de postagens é muito pequeno, talvez esta solução atenda, além de tornar fácil a migração para outro servidor - já que a crise chegou para ficar e a grana está no fim!).

Minha ideia é que, sempre que eu criar um novo artigo nos sites de documentação, adicionar o link aqui.

Estou usando algumas ferramentas escritas em Python para Pythonistas, como o Tinkerer e o Sphinx. Vamos ver se funciona. Para mim, a principal vantagem é poder escrever tudo no formato RST (ReStructured Text), que facilia a geração de formatos diversos, como HTML, EPUB e PDF.

Uma outra vantagem é que posso manter todos os sites em projetos separados num repositório Git.

Para ser sincero, não sei se isso vai funcionar. Vamos testar.

Feliz 2016 a todos.

Marião